terça-feira, 23 de junho de 2009

CONCEITOS REFERENTES AO TEMA: DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES

CONCEITOS REFERENTES AO TEMA: DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES


Grupo: “Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns [...] um grupo é muito mais do que um simples conjunto de pessoas, pois seus membros consideram-se mutuamente dependentes para alcançar seus objetivos, e eles interagem uns com os outros regularmente para alcançar os objetivos no decorrer do tempo.” (CHIAVENATO, 2009, p.01).

Grupo: “Uma definição que tem se mostrado adequada é a de que um grupo é um conjunto formado por duas ou mais pessoas que para atingir determinado(s) objetivo(s) necessita algum tipo de interação, durante um intervalo de tempo relativamente longo, sem o qual seria mais difícil ou impossível obter o êxito desejado. Ou dito de outro modo, um conjunto de pessoas se caracterizará mais fortemente como grupo segundo as seguintes condições: a) quanto menor for o número de seus membros; b) quanto maior for a interação entre os seus membros; c) quanto maior for a sua história e d) quanto mais perspectiva de futuro partilhado seja percebido pelos seus membros. Como se vê, definições funcionais que pretendem apenas situar o leitor de forma que ele possa compreender o processo que se estabelece em uma relação na qual se pode dizer que existe um grupo” (ALBUQUERQUE e PUENTE-PALACIOS, p.05)

Grupo: Um grupo possivelmente é uma coligação de pessoas que buscam um objetivo em comum, ou seja, um grupo é conjunto formado por várias pessoas que interagem, portanto, concordam ou discordam de fatos, além de que, no grupo o comportamento do indivíduo de certa maneira pode exercer influencia sobre outro indivíduo pertencente ao mesmo grupo (ROBBINS, 2005).

Equipe: “Equipe é um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades. Para que um grupo se torne uma equipe é preciso que haja um elemento de identidade, elemento de natureza simbólica, que una as pessoas, estando elas fisicamente próximas, ou não. Enquanto nos grupos as habilidades dos membros são variadas e aleatórias, nas equipes elas são complementares” (ANTÔNIO, 2007, p.01)

Grupo de Referência: “aquele no qual o indivíduo é motivado a manter relações. Quando um grupo de relações (p.ex. colegas de trabalho), torna-se um grupo de referência, este passa a desempenhar um papel normativo no comportamento do indivíduo” (ALBUQUERQUE e PUENTE-PALACIOS, p.04).

Grupos Formais: Grupos formais caracterizam pela presença de comando, líderes e tarefas definidas. (ROBBINS, 2005).

Grupos Informais: Nos grupos informais prevalecem a lei da amizada e o do interesse de um objetivo comum. (ROBBINS, 2005).
Já de acordo com Chiavenato (2005) os grupos formais são aqueles definidos pela organização com a atribuição de tarefas específicas, podem ser divididos em:
1- Grupos de comando: são grupos definidos pela organização e formados por pessoas que se juntam para executar determinada tarefa ou função.
2- Grupos temporários: com prazos definidos: sao formados para a execução de certas tarefas organizacionais com prazos definidos de duração, como as comissões.
Ainda de acordo com o autor acima citado, os grupos informais são aqueles que surgem espontaneamente graças às relações de interação entre pessoas; podem ser:
1- Grupos primários: são também denominados pequenos grupos. Tecnicamente, há uma diferença. Sendo de pequeno tamanho, o grupo primário se concretiza pela camaradagem, lealdade e senso comum de valores.
2- Grupos de interesses: são grupos de pessoas que se juntam para alcançar um objetivo comum que atenda aos seus interesses pessoais.
3- Grupos de amizade: são grupos de pessoas que ultrapassam o ambiente de trabalho para manter relacionamentos sociais.

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Francisco José Batista; PUENTE-PALACIOS, Kátia E. Grupos e equipes de trabalho nas organizações. Disponível em: www.cchla.ufpb.br/.../2004-GruposEEquipesDeTrabalhoNasOrganiza%E7%F5es.pdf - Acesso em: 10 Jun 2009.

ANTÔNIO, José. Diferença entre grupo e equipe. Disponível em: pt.shvoong.com/.../1701114-diferença-entre-grupo-equipe/ -Acesso em 15 Jun 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Trabalhar em grupo ou trabalhar em equipe. Qual a diferença? Disponível em: www.portaladm.adm.br/Tga/tga19.htm - Acesso em 14 Jun 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento organizacional. Pearson: Prentice Hall, 2005.

Um comentário: